domingo, 19 de fevereiro de 2012

Trato Feito

Este é um programa que acho muito bacana. Ele se passa numa loja de penhores em Las Vegas - USA e é exibido no canal History Channel. O programa mostra basicamente o cotidiano desta loja, em que as pessoas trazem as mais diversas coisas para penhorar ou vender.

Como dito no início do programa por um de seus proprietários "Em mais de 20 anos neste ramo, a única coisa que sei é que você nunca sabe o que vai passar por aquela porta - Rick Harrison". E é verdade mesmo, eu vi de tudo no programa, desde armas de fogo antigas, brinquedos, carros, moedas até mesmo um totem indígena para trazer energias positivas.

O detalhe aqui é: "Tudo tem um preço - Rick Harrison". Isso é a mais pura verdade. É um negócio e, como todo negócio, ele tem que dar lucro. Não é incomum as pessoas que chegam à loja mostrarem aquela cara de: "Quanto você falou? - Só isso?", e muitas delas se sentirem até mesmo "desprezadas" pelo valor oferecido pelo produto ou bem. Mas uma coisa que aprendi assistindo a esse programa é que o objeto ou bem é mais valioso para aquele que o coleciona ou vê algum tipo de identidade emocional com o mesmo.

Isso pode explicar o porquê algumas coisas custem muito para umas e pouco para outras. Mas para quem coleciona ou se identifica, o valor é imenso, astronônico às vezes, e isso pode causar um certo desconforto na hora de negociar. Mas, como dito: é um negócio.

Este final de semana eu tive meu dia de trato feito. Levei uns gibis antigos para vender numa loja. Alguns antigos da década de 80, e outros nem tanto. Tinha também umas coleções de mangás (completas) que optei por me desfazer.

Claro que chegando à loja pensei em um valor. Nada perto do que cheguei a pagar nos valores de capa deles. Achei que valeriam menos da metade. Afina, aprendi no programa que o negócio também tem que ter lucro. E no meu caso, tinha certeza que o valor a ser pago seria algo menor.

Só não imaginei que seriam pagos alguns centavos por cada uma daquelas revistas. Algumas muito aguardadas durante um looongo mês para saber da continuação da história. Outras, meio que sem interesse mesmo. Mas no fim, me rendeu alguns trocados. Dá pra fazer uma boa feira, tomar um bom lanche com cinema ou comprar alguma coisa mais útil pra casa.

Gostei da experiência, eram coisa que eu estava a fim de me desfazer e estavam ocupando um lugar precioso aqui em casa. Algumas outras coisas não tenho coragem de negociar e prefiro doar, mas isso é outro post.

Pra quem quiser saber mais sobre o programa, segue o link do history Channel: Trato Feito .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem-vindos! Fique à vontade! Obrigado!